Auditora
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AUDITORIA EM SERVIÇOS DE ENFERMAGEM
ALUNA: GIANE DA SILVEIRA
DISSERTAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO MANUAL BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR
BALSA NOVA
2014
1. DESCRIÇÃO DO ASSUNTO
A missão essencial das instituições hospitalares é atender a seus pacientes da forma mais adequada possível. Portanto todo hospital deve preocupar-se com melhorias permanentes da qualidade de sua gestão e assistência, buscando assim uma integração harmônica das áreas médica, tecnológica, administrativa, econômica, assistencial e, se for o caso, de docência e pesquisa. Para avaliação e busca de melhorias é utilizada a acreditação hospitalar, que a partir de um processo avaliativo dos setores e da qualidade no atendimento das instituições de saúde, demonstra o que deve ser adaptado e melhorado para que possa encaixar os serviços de saúde nos seus níveis de qualidade e incentivá-los cada vez mais para que avancem de nível através da excelência do serviço prestado.
Para realizar a avaliação de forma precisa, utiliza-se como ferramenta de orientação o Manual Brasileiro de Acreditação hospitalar.
Este texto dissertativo baseado nas informações do Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar tem o objetivo de demonstrar qual a importância deste manual para o processo de avaliação das instituições de saúde e da acreditação hospitalar.
2. DESENVOLVIMENTO
O Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar é um instrumento importante na avaliação da qualidade institucional. Composto por padrões alicerçados nos princípios de qualidade descritos como estrutura, processo e resultado.
As três estruturas denominadas nível 1, 2 e 3, onde o nível 1 contempla o atendimento aos requisitos básicos da qualidade na assistência prestada ao cliente, nas especialidades e serviços do hospital, com os recursos humanos em quantidade e qualificação compatíveis com a complexidade do serviço.
O nível 2