energia
Sabemos que as transformações químicas envolvem energia (vimos nos trabalhos anteriores). Assim como podemos prever as quantidades de reagentes e produtos que participam de uma reação, podemos prever também a quantidade de energia liberada ou absorvida numa transformação química.
Além de energia térmica – que você já conhece das reações de combustão– as transformações podem fornecer energia elétrica, como nas pilhas elétricas. Podem também ser provocadas pela energia elétrica, como é o caso da obtenção de alguns metais pelo pr’ocesso da eletrólise. Pode-se, ainda, obter energia a partir de processos que ocorrem no núcleo de alguns átomos.
Neste módulo, você vai aprofundar seus conhecimentos sobre essas fontes de energia, além de aprender a fazer previsões e propor explicações sobrea origem e as diferentes manifestações da energia em processos químicos.
Com esse conhecimento, você será capaz de entender muitos dos fatos presentes em nosso dia-a-dia, como o funcionamento de usinas termoelétricas nucleares, das pilhas elétricas, comparar o poder calorífico de combustíveis, e terá conhecimento para se posicionar frente a questões energéticas.
Reações endotérmicas e exotérmicas
Ao observamos as transformações químicas e físicas, notamos que matéria e energia estão intimamente relacionadas. Essas transformações ocorrem com liberação ou absorção de energia. Por exemplo, a energia luminosa é absorvida na fotossíntese dos vegetais e liberada na queima de uma vela; a energia elétrica é liberada em uma pilha e absorvida na recarga de uma bateria de automóvel.
É interessante notar também que, da mesma forma que uma substância química pode ser transformada em outra, uma forma de energia também pode ser transformada em outra; por exemplo: numa lâmpada, a energia elétrica é transformada em energia luminosa e térmica; numa usina termoelétrica, a energia térmica é transformada em energia elétrica; em um