Dificuldades de aprendizagem de leitura na alfabetização.
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO.
RESUMO
Ao se tratar de assunto como dificuldade de aprendizagem, temos o instinto de imaginar algo do tipo, “incapacidade” do indivíduo para realizar uma atividade qualquer. Esse trabalho tem o objetivo de analisar através de uma pesquisa bibliográfica as dificuldades de aprendizagem de leitura encontradas por alunos da alfabetização.
Palavras – chave: Dificuldade de aprendizagem. Leitura. Alfabetização.
Introdução
Compreender as dificuldades de leitura no processo de alfabetização não é uma tarefa simples e fácil, conforme sugere Piaget “o indivíduo herda uma série de estruturas biológicas (sensoriais e neurológicas).” Portanto a inteligência não a herdamos, nosso organismo vai amadurecendo em contato com o meio ambiente; por isso é muito comum quando a criança começa a ler, a maioria delas tende a ver as palavras como imagens. A tendência é não compreender que a palavra é composta de letras usadas em combinações particulares, que correspondem ao som falado. Nesse caso é fundamental que os alunos aprendam a arte de decodificação e soletração desde o início.
DESENVOLVIMENTO
Todos os anos são identificados crianças, dentre as que freqüentam escolas, aquelas que, por alguma razão, não conseguem cumprir de modo satisfatório as expectativas da escola e/ ou dos pais. Habitualmente, a administração da escola orienta os familiares ou responsáveis a procurarem um profissional a fim de que este possa diagnosticar o "problema da criança" considerando antes mesmo de qualquer observação que a dificuldade do aluno seja uma anomalia qualquer; e nós educadores devemos saber que nem sempre a dificuldade de aprendizagem é uma anomalia, vários outros fatores podem interferir na prática de qualquer aprendizado, portanto nesse trabalho estamos falando da dificuldade da leitura a ajuda da equipe de multiprofissionais da educação deve ser