Dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita
Pós- Graduando:
Tutor Responsável:
Data: 30/06/2010
Tema: Dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita.
Justificativa: O tema escolhido foi devido à preocupação de um dos desafios que a Educação do século XXI enfrenta que é a dificuldade de aprendizagem. A leitura e escrita é uma das habilidades mais afetadas com maior freqüência. O fracasso escolar, mais especificamente a dificuldade na elaboração da leitura e da escrita tem preocupado os educadores, pesquisadores e pais. Apesar das inúmeras discussões, constatamos, por meio de pesquisas (Shimazaki, 2007; Shimazaki 2006) que grande parte dos alunos que estudam na segunda e terceira séries do ensino básico não elaboraram a leitura e escrita. Muitos desses alunos são encaminhados para a salas de projetos, apesar de não terem qualquer deficiência ou distúrbio de aprendizagem.
Objetivo: -Mostrar como se desenvolve o processo da escrita em uma criança ; - Citar caminhos percorridos para chegar em uma escrita coerente, ortográfica, com a grafia adequada; - Mostrar resultados de entrevista e diagnósticos realizados com sujeitos envolvidos.
Espaço a ser realizada a pesquisa: Escola Municipal Santo Tomás de Aquino,situada a Avenida Governador Valadares,11, Centro, na cidade de São Tomás de Aquino – MG.
Sujeitos envolvidos: Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do projeto. Nas salas de projeto, são atendidos os alunos que apresentam atraso na aprendizagem das tarefas escolares, mas podem freqüentar o ensino regular se tiverem ajuda pedagógica.
Instrumento de coleta de dados: - Entrevista com o aluno, família e o professor. - Observação na sala de aula.
Fundamentação teórica: Entendemos a alfabetização, segundo Soares (2004) é ação de alfabetizar, isto é,ensinar a ler e escrever. Para Freire (1980 e 1994) alfabetização é o desenvolvimento de consciência crítica e um