Dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita
Dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita
Curso de Pós Graduação em Alfabetização e Letramento
Orientadora: Professora Edna Maria de Lima Santiago Souza
As dificuldades na leitura e escrita são temas debatidos por diversos autores e uma preocupação do governo, com investimentos nesta área nas mais diferentes etapas da história e do percurso da alfabetização no contexto brasileiro, pois busca formas de garantir a aprendizagem por meio de programas.
Essas dificuldades de aprendizagem tem sido uma preocupação que ao longo do tempo tem inquietado professores e pesquisadores. Apesar de as legislações, apararem o ingresso e a permanência de todos na escola, o que se constata é que muitos alunos não foram excluídos fisicamente das escolas, todavia são excluídos do conhecimento que a escola oferece. Dessa forma a escola não tem cumprido a tarefa de transmitir os conteúdos historicamente produzidos e socialmente necessários aos seus alunos, mesmo havendo constantes programas de capacitação de professores para tal fim.
Entender alfabetização e letramento, no seu sentido pleno, é uma das vertentes que corroboram para a compreensão da leitura e escrita, bem como os diversos fatores que possam contribuir para que ocorra o fracasso escolar, fatores esses nas suas mais diferentes esferas (familiar, social, biológica, educacional).
Esse artigo percorrerá os mais diversos documentos (LDB, Constituição Federal, PCNs, ECA e Pacto Nacional da Educação) e autores, no intuito de compreender as dificuldades apresentadas no processo de aquisição da leitura e da escrita, mesmo com tantos instrumentos que visam garantir essa aquisição.
O estudo constitui-se num estudo bibliográfico e nas discussões promovidas pelos autores, refletindo as teorias e delas construindo um novo ponto de vista acerca das dificuldades envolvidas no processo de leitura e escrita, apontado as possíveis causas deste de problema e do papel desempenhado pelos órgãos