As dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita
É considerável o numero de crianças que não aprendem a ler e escrever nas séries do ensino fundamental, ocasionando a retenção dos alunos nas séries posteriores quando a leitura e escrita passa a subsidiar todas as disciplinas do currículo, isso quando a leitura e escrita passa a subsidiar todas as disciplinas do currículo, isso quando as escolas não adotam o modelo de progressão continuada que possibilita ao aluno o avanço nas séries.
É necessário que a escola propicie ao aluno vivências de leitura e escrita através da sua função social com práticas significativas e contextualizado com a realidade que as crianças vivenciam.
Somente através de uma proposta que vise o ensino da leitura e da escrita cidadã e critica é que se pode oportunizar aos alunos as competências e habilidades necessárias para a formação leitora.
Palavras chaves: leitura- escrita- significativa- cidadã- formação- leitora
INTRODUÇÃO
É considerável o número de crianças que não aprendem a ler e escrever nas séries do ensino fundamental, ocasionando a retenção dos alunos nas séries posteriores quando a leitura e escrita passa a subsidiar todas as disciplinas do currículo, isso quando as escolas não adotam o modelo de progressão continuada que possibilita ao aluno o avanço nas séries. O resultado no que diz respeito à aprendizagem são insatisfatórios e propiciam o aumento do número de pessoas que não desempenham a função social da leitura e da escrita por não conseguirem interpretar, analisar e inferir criticamente seus conhecimentos e habilidades de leitura e de escrita. Diante desta realidade é necessário criar-se propostas que venham propiciar ao educando o senso critico de compreender, analisar e criar sua hipótese, estimulando assim o conhecimento pertinente. Esta pesquisa busca evidenciar dificuldades na