A guerra e as suas várias faces
André Pereira nº2
Gonçalo Marques nº5
Ruben Tomas nº16
Índice
Introdução……………………………………………………2 A guerra é injusta?.....................................................................2 e 3
A guerra tem algum papel positivo na História? ……………...3
Conclusão……………………………………………………...4
Bibliografia…………………………………………………….5
1
Introdução
A guerra tem sido ao longo dos anos, um tema muito complicado, devido á sua globalidade e dimensão.
Com este trabalho pretendemos encontrar alguns problemas que têm sido muito debatidos em diversos meios de comunicação e chegar às nossas conclusões exprimindo a nossa opinião acerca do assunto e apresentando alguns argumentos para cada questão.
De muitas perguntas encontradas, não obtivemos nenhuma que pudesse servir para a produção do trabalho. Por isso decidimos partir para as questões que a professora nos propôs que eram:” A guerra é injusta?” e “ A guerra tem algum papel positivo na História? “. A guerra é injusta?
Na nossa opinião, a guerra é profundamente injusta por múltiplas razões.
Em primeiro lugar, quem costuma suportar os gastos económicos em material bélico é o povo que trabalha e se esforça. Se com a guerra, os preços aumentam, as pessoas são obrigadas a aceitar sem se poderem manifestar, isto em alguns casos, onde o regime político dos países é a ditadura. Embora nas nações em que reina a democracia as pessoas se possam manifestar, geralmente, não serve de muito.
Em segundo lugar, costumam ser recrutados á força homens para combater mesmo que não queiram. Isto acontece em abundância como por exemplo, em alguns países do mundo árabe, a organização terrorista da AL Qaeda consegue chantagear cidadãos oriundos de diversos países recrutando assim muitos inocentes.
Em terceiro lugar, quem cria uma guerra só alimenta outro conflito. O que é a guerra? A guerra é um monstro que se auto-alimenta da mediocridade humana.
Em