Diferenças ipv4 e ipv6
Para que dois computadores possam “conversar” entre si se faz necessário que exista uma rede física interligando os mesmos e junto a esta, uma série de equipamentos e protocolos de comunicação. Nessas redes computacionais, devemos ter instalados nos computadores placas de rede e protocolos de comunicação, objeto do nosso trabalho. Então vamos a eles.
Protocolo IPv4
Formato: 192.168.1.1
Esse é o protocolo atual, portanto bastante antigo e com alguns problemas, os mais graves são as falhas de segurança e, estas não têm solução. Porem, ele apresenta um outro problemas mais grave, ele já atingiu a sua capacidade de expansão. O número IP usa uma extensão de 32bits, o que faz com que o Ipv4 tenha, teoricamente cerca de 4 bilhões de endereços IP. Na versão 4, o protocolo é totalmente compatível com os hardwares e softwares disponíveis no mercado. Já na versão 6, como ainda está em fase de projeto, os primeiros sistemas e equipamentos compatíveis estão começando a aparecer, depois de quase 10 anos de homologação do serviço
Protocolo IPv6
Formato: 1080:0:0:0:8:800:200C:417A
O protocolo IPv6 foi criado não só para resolver problemas da quantidade de endereços disponíveis, mas também para oferecer novos serviços e benefícios que não existiam no IPv4 ou que não eram utilizados de forma otimizada. Dentre muitos benefícios, podemos destacar os seguintes: · Largo espaço de endereçamento para alcance global e escalabilidade; · Formato de cabeçalho simplificado para otimização de entrega de pacote; · Arquitetura hierárquica de rede para um roteamento eficiente; · Suporte aos atuais protocolos de roteamento; · Serviços de autoconfiguração; · Implementação de IPSec de forma nativa; · Crescimento do número de endereços multicast; · Implementações para qualidade de serviço.
A disponibilidade de um número quase ilimitado de endereços IP é