Diferenças agregados sociais.
Multidão.
A formação de uma multidão pode se dar, inicialmente, de algum acontecimento emocionante que atraiu a atenção de varias pessoas. De primeira instancia, os membros desse agrupamento, excitados pelo evento, já começam a perder o controle individual e a ficar dominados pelo fato que os atraiu.
Sendo eles: indivíduos reunidos por contiguidade física, numero limitados de membros, existência de um acontecimento que chame a atenção, o indivíduo perde a faculdade crítica e autocrítica, age irracionalmente baseado em impulsos, sendo inconstante, sugestionável e irresponsável.
Público
Público é bem diferente da multidão. As principais características que fazem essa distinção é que o público é uma associação intermediária entre o grupo social e a multidão, visto que o esse tipo de agregado social possui certo contato primário entre seus participantes e há uma organização estabelecida. Na multidão, a integração das pessoas é ocasional, no público é intencional, sendo que inclusive as pessoas agrupadas na forma de público possuem a capacidade de criticar.
Público é um agrupamento espontâneo de pessoas adultas e/ou grupos sociais organizados, com ou sem proximidade física, com abundância de informações, analisando uma controvérsia, com atitudes e opiniões múltiplas quanto à solução ou medida a ser tomada frente a ela, o indivíduo não perde a faculdade crítica e autocrítica e age racionalmente.
Massa.
A massa é quando várias pessoas, sem contiguidade, participam de um mesmo comportamento coletivo, frente a um evento excitante, escolhendo as mesmas soluções e agindo paralelamente. São indivíduos de todas as classes sociais que se voltam para um acontecimento, sendo indivíduos anônimos, que não estão habilitados a comunicar-se entre si, exceto por meios pelo assunto do movimento. Diferindo-se, desse modo, da multidão.
A massa é um agrupamento de pessoas sem proximidade física, que participam de um