Ideb
RESENHA CRÍTICA
IRECÊ – BA
15/04/2014
CRISTINA TEIXEIRA SANTANA
IDEB
Trabalho apresentado à Prof. Esp. Xênia Fabiana Farias como pré-requisito para avaliação da disciplina Políticas Pública, do curso de complementação em Pedagogia.
IRECÊ – BA
15/04/2014
No Brasil, a importância de uma educação de excelência perpassa a concepção de programas e mecanismos que objetivem a melhoria, bem como o monitoramento da qualidade de ensino vigente no país. Assim, em 2007 foi criado o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), cujo principal foco é avaliar a situação de cada município brasileiro e suas instituições escolares, através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Constituindo-se no principal indicador de qualidade da educação básica no Brasil na atualidade, o Ideb é aferido e divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) a cada dois anos.
O inep é uma autarquia federal vinculada ao MEC, concebida com o propósito de promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro, objetivando subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e equidade. E também meta do inep, produzir e disponibilizar informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e publico em geral. O Ideb combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb), obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio), com informações sobre rendimento escolar (taxa média de aprovação). Considera-se raro que estudos e análises sobre qualidade educacional