Sistema Endocrino
Introdução
Os órgãos que apresentam como atividade característica a produção de hormônios , que são lançados na corrente sangüínea e irão atuar em outra parte do organismo, controlando ou auxiliando o controle de sua função constituem o sistema endócrino. Os órgãos que têm sua função controlada e/ou regulada pelos hormônios são denominados órgãos-alvo.
Os hormônios causam grande influencia sobre os sistemas corporais. O sistema endócrino possui a capacidade de interagir com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos, o sistema nervoso pode fornecer ao endócrino a informação sobre o meio externo, ao passo que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino e o sistema nervoso, atuam na coordenação e regulação das funções corporais.
Testosterona, Estrógenos e Progesterona
Objetivo
Analisar o modo que os hormônios atuam no corpo humano e entender a forma que eles são produzidos, onde atuam e a sua função.
Testosterona
Testosterona é um hormônio androgênico que é produzido pelo organismo nas células de Leydig tendo como órgão-alvo os testículos. Essa produção e secreção é regulada pelo hormônio luteinizante (LH) e apresenta pulsos em seus níveis plasmáticos no sangue.
Esse hormônio é responsável pelas características sexuais masculinas, mas ele é produzido nos dois sexos sendo que o homem apresenta cerca de trinta vezes mais testosterona que a mulher. Ela também estimula a utilização de gordura pelo organismo.
Células Produtoras
O hormônio luteinizante estimula a secreção de testosterona pelas células de Leydig, efeito importante para a espermatogênese. O LH é produzido pela adeno-hipófise.
A carência de testosterona em meninos pode prejudicar o desenvolvimento das características sexuais secundárias ou simplesmente não ocorrer. Essas características são músculos, pêlos pubianos, crescimento do pênis e dos testículos, engrossamento da voz,