Diferença entre função e tarefa
(ficha de levantamento de dados)
Na área profissional seja ela de qual segmento for, muitos termos são usados, alguns específicos para cada profissão, outros mais gerais, no qual, podemos falar em qualquer lugar desde que estejamos nos referindo a trabalho profissional em si.
Por exemplo, tarefa e função são palavras que são usadas em qualquer área, em qualquer segmento, mas o que acontece que esses termos, muitas vezes, geram um pouco de confusão nas cabeças das pessoas por confundires um sentido de um com outro, e até mesmo achando que as palavras possuem o mesmo sentido, sendo sinônimos, o que não é verdade, já que cada uma possui seu próprio significado.
As duas palavras estão superligadas, mas veja suas diferenças, logo você irá entender cada uma:
Tarefa: é a unidade do trabalho que requer certa habilidade mental ou física para determinado fim.
Função: é um conjunto de tarefas e responsabilidades atribuídas a um cargo.
Diferenças entre tarefas e funções
As atividades desenvolvidas pelo empregado pertinentes ao exercício da sua função caracteriza a acumulação de tarefas.
A acumulação de tarefas não gera direito a acréscimo salarial, uma vez que, ao ser contratado para desenvolver certa função, o empregado se obriga a exercer todas as tarefas relacionadas àquela função.
Já o acúmulo de funções se caracteriza quando as tarefas a serem desempenhadas relacionam-se às funções diferenciadas, ou seja, cada tarefa desenvolvida participa de um contexto manifestamente diverso, não guardando relação entre si, uma vez que têm conteúdos ocupacionais diferentes.
-------------------------------------------------
Levantamento de Funções
Você está recebendo um formulário de “levantamento de funções”. O propósito do referido formulário é o de coletar informações sobre as atividades desenvolvidas pelo entrevistado, visando permitir a descrição / revisão da descrição de seu cargo. O levantamento de funções está