Finanças
Processo de agregar pessoas – processos de aplicar pessoas – processos de recompensar pessoas – processo de desenvolver pessoas – processos de manter pessoas – processo de monitorar pessoas
Desenho de Cargos: é a “especificação do conteúdo, dos métodos e das relações de cargos, no sentido de satisfazer requisitos tecnológicos, organizacionais, sociais e pessoais do ocupante do cargo”.
Motivação: É influenciada pelo desenho de cargos e pelo estilo de liderança.
Desenho de Cargos Nas pequenas organizações: os gerentes podem desenhar certos cargos informalmente, incluindo ou retirando atribuições ou tarefas, à medida que as circunstâncias se modificam. Obviamente, esses gerentes estão limitados a acordos feitos com cada um dos ocupantes daquele cargo.
Desenho de Cargos Nas grandes empresas: as práticas são estritamente formais, e são geralmente desenvolvidas por departamento de engenharia industrial, de estudos de tempos e movimentos, de organização e métodos etc., existem manuais que contêm descrições ou padrões de desempenho ou classificações de cargos.
Desenho um cargo significa: ← Estabelecer o conjunto de tarefas que ocupante do cargo deverá desempenhar (conteúdo do cargo) ← Como esse conjunto de tarefas deverá ser desempenhado (métodos e processos de trabalho) ← A quem o ocupante do cargo deverá se reportar (responsabilidade) ← Quem o ocupante do cargo deverá supervisionar ou dirigir (autoridade)
De quem é a responsabilidade de Desenha um cargo? ← O desenho de cargos em uma organização não é responsabilidade da área de RH, cabendo, muitas vezes, a algum órgão de Engenharia Industrial ou Organização e Métodos. ← Os cargos das áreas administrativas, financeiras e mercadológica são geralmente desenhados pelas respectivas gerencias, em processo contínuo de resolução de problemas.
História da Modelagem de cargos: ← O desenho de cargo é tão antigo quanto o