Diferença entre célula animal e vegetal
Tanto os seres humanos como os animais e plantas são constituídos por milhares de células, que são caracterizadas por serem a menor porção de matéria viva. Dividem-se em unicelulares – única célula e pluricelulares – muitas células, sendo sua massa típica o nanograma. É possível observá-las somente com o uso de microscópio, pois não são visíveis a olho nu, e receberam este nome do cientista experimental Robert Hooke, em 1665, que origina-se da língua latina e significa quarto pequeno. Existem as células vegetais e as células animais, conheçam abaixo suas principais diferenças:
Célula animal
É delimitada pelos componentes: membrana plasmática, ribossomo, citoplasma, núcleo e mitocôndria. Nesta célula, não existe celulose, nem clorofila em seu interior. Diferente da célula vegetal, pode ser encontrada em animais e sofre a ausência de parede celular e de plastos. Possui flagelos, o que não é comum em outros tipos de células, além disso, auxilia no processo de fotossíntese das plantas, transformando a energia do sol em energia química.
Célula vegetal
Célula vegetalÉ composta basicamente por parede celular, vacúolos e cloroplastos. Pode ser divida em: componentes protoplasmáticos – formado por organelas celulares e demais estruturas presentes no metabolismo celular, carregando dentro de si: núcleo, citoplasma, complexo de Golgi, plastos, retículo endoplasmático, ribossomos, mitocôndrias e lisossomos, e componentes não protoplasmáticos – resíduos encontrados no metabolismo celular, que incluem: vacúolos, parede celular e substâncias ergástricas.
A principal diferença existente entre estas células, é que a célula animal utiliza o glicogênio como reserva energética, já a vegetal guarda o amido dentro de si. Porém, também possuem semelhanças entre si como: estrutura molecular da membrana plasmática e organelas, e mecanismos moleculares presentes na replicação e transição do DNA.