Quais as principais diferenças entre a fase mitotica nas celulas animais e vegetais?
O risco de extinção de espécies, com consequente a perda da diversidade biológica, graças às atividades do Homem, levou à necessidade da conservação da biodiversidade. Os parques naturais, como o da Serra da Estrela, têm como objetivo manter as espécies e os ecossistemas relativamente livres das ações do Homem, permitindo conservar o património natural.
O Parque Natural da Serra da Estrela foi criado a 16 de julho de 1976. Este ocupa uma área de 100 000 hectares, integrando-se a maior parte na Guarda e ainda em Castelo Branco, repartido pelos concelhos da Covilhã, Celorico da Beira, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia. Ponto culminante do território português eleva-se aos 1991 metros e faz parte da grande cordilheira central peninsular. Devido à sua localização ser muito elevada tornou-se um dos locais de Portugal Continental com maior queda de chuva, neve granizo e orvalho. O Parque Natural da Serra da Estrela foi o primeiro parque natural português e é considerado, nos dias de hoje, uma garantia de sucesso na defesa dos patrimónios natural e cultural do coração da Beira. Os lugares mais visitados deste parque graças á sua beleza são os Cântaros, as vistas panorâmicas da Torre, das Penhas da Saúde e dos Piornos. Ainda são muito apreciadas as várias lagoas, nomeadamente, a lagoa Comprida, a lagoa do Vale do Rossim, entre outras pequenas lagoas dispersas pelo parque.
Ao falar deste parque natural, não podemos deixar de lado a pastorícia e a apicultura. A pastorícia, uma atividade antiquíssima na Serra da Estrela, está ligada, provavelmente, aos povos após o Neolítico (período da pedra polida, por oposição à pedra lascada). A lã e o queijo, produtos ligados à atividade, foram uma ótima ajuda para o suporte da economia serrana durante séculos. Recorrendo aos recursos da Serra Da Estrela construiu-se a economia e a cultura de uma sociedade. A apicultura (arte de criar abelhas e de se aproveitar dos seus