diferença de Estado e Governo
INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS
PEDAGOGIA – LICENCIATURA - 1º PERIODO
DISCIPLINA: EDU510-POLITICA EDUCACIONAL
ANA PAULA GONÇALVES – Matricula: 14.1.3770
Tema: Estado e Governo: Diferença conceitual e implicações práticas na pós-modernidade
ROCHA, Manoel Ilson Cordeiro. Revista Uniara: Estado e Governo: Diferença conceitual e implicações práticas na pós-modernidade. 21/22.2008/2009. p. 140-145.
O autor inicia o texto diferenciando Estado e Governo e nos apresenta aspectos, funções e separações de poder de cada um. Dessa forma, o texto nos atenta para o fato de que, com as implicações na pós – modernidade é comum e, ao mesmo tempo, indevido confundir Estado e Governo, entretanto, após uma leitura clara do conteúdo, ficam perceptíveis à definição de ambos.
O Governo é o grupo político que administra o Estado, cuidando da direção politica. Ele é caracterizado por executar os processos políticos estabelecidos pelo Estado, levando em conta aquilo que seja útil para toda a sociedade e não somente aquilo que desperte o interesse próprio de um Governante.
O Estado é uma sociedade que vive em um determinado espaço, com interesses sociais econômicos. As suas funções, executiva, legislativa e judiciária, formam uma constituição. Sua função é criar uma burocracia que seja organizada de uma forma democrática, apoiada pela maioria dos cidadãos, impedindo as possíveis ilegalidades na sua administração. Com isso, temos o poder judiciário que controla os atos públicos e privados; o executivo, composto pela parte administrativa e, por fim, aquele que define as leis, o legislativo.
Para que essas funções de Estado sejam executadas, precisa-se haver uma separação de seus poderes, determinando direitos e fundamentos de cada um sobre a sociedade. Essas funções constituem um Estado democrático e de direito, onde há uma escolha de governante pela maioria, de forma que não interfira na sua autonomia. As funções estabelecidas