Plano Marketing Sisal
A análise de orçamentos de consumidores torna-se então fulcral para percebermos os hábitos dos consumidores e a utilização do mesmo. Uma análise no dia-a-dia de uma amostra significativa poderá ser interessante a desenvolver para que as nossas conclusões sejam fundamentadas e tenham um verdadeiro valor científico.
É um facto identificado que o comportamento de um consumidor na compra de bens de grande consumo não é completamente leal a uma única marca. A compra pode vir a diversificar consoante as múltiplas necessidades do consumidor (Bass, Givon, Kalwani, Reibstein e Wright, 1984).
O mercado automóvel português tem vindo nos últimos anos a ver o seu número de unidades vendidas descer drasticamente. A crise económica mundial não ressalvou Portugal juntando-se as políticas fiscais praticadas no nosso país tornando-se os grandes responsáveis desta situação.
Evolução da venda de Ligeiros Passageiros em Portugal no período Janeiro 2010 e Maio 2014 (Fonte: ACAP)
Evolução da venda de Ligeiros Comerciais em Portugal no período Janeiro 2010 e Maio 2014 (Fonte: ACAP)
Evolução total da venda de Ligeiros em Portugal no período Janeiro 2010 e Maio 2014 (Fonte: ACAP)
A importância do mercado automóvel na nossa economia não se limita só na venda de um produto, mas sim de uma verdadeira indústria. Em 2007, o sector automóvel representava 4% do PIB (Produto Interno Bruto) e 21% das receitas fiscais português. A indústria automóvel posicionava-se então como o maior contribuidor para os impostos a nível nacional.
A crise económico-mundial que atingiu Portugal teve consequências nos orçamentos das famílias o que afectou o sector automóvel. O poder