farmaco
FISIOLOGIA:
O fluxo é dado pela diferença de potencial pela resistência. Como as artérias são vasos se maior quantidade de musculatura lisa elas oferecem maior resistência à passagem sanguínea.
Dc é o volume de sangue ejetado por minuto. RV é a quantidade de sangue que chega no AD. Pré-carga é a quantidade de sangue que há disponível nos ventrículos para ser enviado pra pulmonar e aorta. Pós-carga é dada pela resistência vascular periférica, que é a contra oposição dos vasos de receber o sangue dos ventrículos.
A contração celular é dada pela entrada de cálcio no citosol. Para que isso ocorra alguns fatores devem ocorrer previamente. As células se encontram polarizadas e, por isso, há uma bomba de sódio e potássio mantendo sua polarização, mesmo com menos cálcio fora ele consegue ser mantido. Quando ocorre a despolarização, ocorre entrada de cálcio para o interior devido à abertura de seus canais. O aumento de cálcio no citosol permite também a abertura dos canais dos retículos, aumentando ainda mais cálcio no citosol e permitindo que ele se ligue a tirosina e ocorra a contração muscular. O seu consumo fecha os canais de cálcio e permite o desligamento com a tirosina, retorno de cálcio para fora das células por transporte secundário e para o reticulo por transporte ativo. FÁRMACOS PODEM ATUAR NESSES CANAIS, IMPEDINDO A CONTRAÇÃO.
Potencial de ação lenta: ocorre nos átrios, ventrículos e nas fibras de purkinje. O repouso das células é mantido pela bomba de sódio e potássio e, principalmente, pelo influxo de potássio, que quanto mais sai, mais deixa a célula negativa. Quando ocorre a despolarização das células acontece (a) fase zero: entrada rápida e intensa de sódio nas células, o que aumenta bastante a voltagem da membrana qté o ponto que a própria pa atingida seja capaz de inativar os canais. ; (b) fase 1, em que há uma pequena repolarização dada pela saída de potássio e entrada de cloro. (c) fase 2: em que há abertura de