Analise de competitividade de cooperativas
M B A Empresarial
Projeto Empresarial
Análise de Competitividade de COOPERATIVAS
ROSANNA MÁRCIA SÁ BUSTAMANTE
BANCO DO NORDESTE
Sponsor: SERAFIM FIRMO FERRAZ
Fortaleza(CE)
Outubro/1998
... O sentido de comunidade será novamente reinventado no espaço globalizado.... Mas se você acreditar que o único sentido da vida é competir para ver quem vende mais barato, como pretende essa globalização selvagem, então nós todos vamos acabar nos matando, todos.
O mundo vai aprender , antes, novas formas de vida comunitária.
Petrus Wjschoenmaker
Produtor da Holambra –
Globo Rural – julho 98
“Todas as empresas precisam passar por esse processo de desenvolvimento de estratégia. Qualquer empresa sem estratégia simplesmente corre o risco de se transformar em folha seca que se move ao capricho dos ventos da concorrência. A longo prazo, a única forma de prosperar é compreender de que forma ela pode ser diferente das outras empresas”
Michael Porter
HSM Management
Ano 1, número 5, nov/dez. 1997
APRESENTAÇÃO
O objetivo deste trabalho é fazer uma análise da competitividade das cooperativas, focada na questão da gestão e na forma como se inserem competitivamente no mercado.
A escolha do tema foi fruto da grande necessidade que se tem de compreender as causas do sucesso e do insucesso de cooperativas, sobretudo no Nordeste, com o objetivo de examinando os fatores determinantes de sua competitividade definir esboço de modelo de cooperativa competitiva a ser atendida como cliente do Banco, através de um trabalho de indução para o aprimoramento de sua gestão e sua inserção competitiva, visando repercutir no cumprimento da missão do Banco de promover o desenvolvimento do