Comercialização de produtos orgânicos e convencionais no rio de janeiro: uma análise comparativa
1- Introdução________________________________________________________________________ 3
2- Justificativa_______________________________________________________________________ 5
3- Objetivos_________________________________________________________________________ 5
4-Metodologia_______________________________________________________________________ 5
5- Análise e comparação dos produtos orgânicos e convencionais_______________________________ 6
6- Considerações finais________________________________________________________________11
7- Referências Bibliográficas___________________________________________________________ 12
1- INTRODUÇÃO
Com as transformações advindas da intensificação do processo de agricultura no espaço rural juntamente com a revolução verde devido a grande demanda por alimentos, notou-se um processo de degradação do meio ambiente devido à utilização de insumos químicos exacerbados e uma ideologia vigente de que os recursos naturais eram inesgotáveis como demonstra Assis (2005, p.11):
“O período da revolução agrícola corresponde a uma época de rápidos processos científicos e tecnológicos... quando a humanidade se desenvolveu sobre uma lógica econômica que considerou os recursos naturais inesgotáveis, e a degradação ambiental como preço a ser pago pelo processo tecnológico.”
A partir dos anos 70 do século XX a agricultura orgânica ganhou espaço devido à conscientização da sociedade em relação ao meio ambiente e a comprovação científica dos malefícios da agricultura industrial. Alguns críticos caracterizam este período como uma retroação de todo desenvolvimento até então conquistado por este setor econômico. Neste sentido percebe-se uma revalorização do conhecimento tradicional para o plantio, cujo objetivo era minimizar a necessidade de insumos químicos, surge assim a base