Certificação de produtos orgânicos - importância para agregação de valor
RESUMO
A presença de produtos orgânicos na mesa do brasileiro é cada vez mais frequente, seguindo uma tendência mundial que teve início anos antes. Ela corrobora a busca por um modo de vida mais sustentável, com um modelo de produção de alimentos preocupado em preservar o meio ambiente e a biodiversidade, além de uma maior segurança alimentar.
Para o produtor de produtos orgânicos ou para aqueles que intentam mudar para essa modalidade de cultivo, trata-se de uma ótima oportunidade de produzir um produto alinhado com as demandas atuais e que possui um melhor valor agregado. Para isso, além da capacitação necessária por se tratar de um mercado mais técnico, é fundamental que ele busque a certificação de seus produtos visando estreitar laços com esse consumidor mais exigente.
A pesquisa está estruturada por meio de revisões bibliográficas de textos e artigos e por consulta a relatórios do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), além de consultas a manuais técnicos. Além disso, entrevistas estruturadas com consumidores, visitas a feiras específicas do assunto e a associações de produtores orgânicos.
O uso da entrevista estruturada prevê todas as questões básicas que deverão ser colocadas aos entrevistados de forma padronizada e sistemática. Sua principal vantagem é a capacidade de ordenar os resultados, permitindo uma análise comparativa mais fácil e posterior replicação dos dados do estudo. Já a escolha dos locais visitados, na região de Campinas, justifica-se pela facilidade de acesso e por ser a região que provavelmente será implantado o empreendimento futuro, proporcionando assim a obtenção de dados relevantes sobre mercado na região.
Palavras chave: Agricultura Orgânica; Certificação.
ABSTRACT
The presence of organic products in Brazilian tables is increasingly