Aps - Selênio
Digite o título do capítulo (nível 1) 1
Digite o título do capítulo (nível 2) 2
Digite o título do capítulo (nível 3) 3
Digite o título do capítulo (nível 1) 4
Digite o título do capítulo (nível 2) 5
Digite o título do capítulo (nível 3) 6
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre aplicações farmacêuticas ou cosméticas do selênio, mais concretamente as várias maneiras aplicadas e utilizadas que usamos o selênio, como fonte essencial de mineral.
É objetivo deste trabalho nos aprofundar e conhecer melhor a forma que o elemento químico do estudo é utilizado para benefício dos seres humanos e como fonte de nutrição.
A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, por meio de sites e revistas, enriquecida com artigos.
O selênio é um micronutriente essencial para a maioria das formas de vida, é um poderoso antioxidante, estimula o sistema imunológico e ajuda no equilíbrio do hormônio ativo da glândula tireóide. Grãos são boas fontes de selênio. A castanha do Pará, por exemplo, contém grande dose do mineral e o consumo de duas unidades supre as necessidades do dia todo.
DESENVOLVIMENTO
O selênio é um oligoelemento necessário, em quantidades mínimas, para o bom funcionamento do organismo. Ele compõe diversas vias metabólicas importantes, como o metabolismo da tireóide e o sistema de imunológico.
Além disso, protege o coração, pois reduz a viscosidade do sangue, diminuindo o risco de coágulos, consequentemente, de ataques cardíacos e AVC. Quando a dieta é pobre e deficiente em selênio os sintomas percebidos são dores musculares, fadiga e fraqueza muscular, também podem ser observadas manchas brancas nas unhas. Mas vale lembrar que o excesso de selênio também é prejudicial,a recomendação de ingestão diária, é de 55mcg para adultos.
Na defesa do organismo, o elemento auxilia na produção de células T e B e