Radiologia Industrial
A radiologia é um método usado para inspeção não destrutiva de uma parte de um corpo ou dele em si Como ocorre variação na densidade do material a ser radiografado, também ocorre variação na absorção dessa radiação;sendo proporcional à composição e a espessura do mesmo Essa variação da quantidade da radiação absorvida, é o que vai detectar onde há falha no material (onde ocorre o problema). Basicamente, é correto afirmar que a radiologia industrial é então usada para detectar a variação de uma região para outra fazendo um comparativo entre espessuras,visualizando (detectando)possíveis defeitos.
Equipamentos de Raios-X
Dividem-se em dois componentes: painel de controle consiste em uma caixa onde estão alojados, todos os controles, os indicadores chaves, medidores; além de conter todo o equipamento do circuito de alta voltagem. Também é no PC que se fazem os ajustes de voltagem e amperagem; além do acionamento do aparelho. No cabeçote está alojada a ampola que é o que reproduz o raio x e os dispositivos de refrigeração. A conexão entre um elemento e outro se faz através de cabos especiais de alta tensão. O peso do aparelho pode variar de acordo com sua capacidade (volts) e do material usado em sua refrigeração. Irradiados é um equipamento que forma blindagem contra radiações emitidas da fonte quando a mesma não é usada. Permite-se também retirar a fonte de seu interior para que a radiografia seja feita.
Equipamentos de Raios gama
Os irradiadores de raio gama são compostos de três componentes fundamentais; uma blindagem, uma fonte radioativa e um dispositivo para expor a fonte. A blindagem geralmente é constituída dos elementos chumbo ou urânio exaurido; sendo contida dentro de um recipiente externo de aço,que o protege contra choques mecânicos. Cada elemento radioativo possui uma energia de radiação própria. Assim cada blindagem é dimensionada