Envie um presente
Ano/turma: 10ºD
Guião
Tema escolhido: É a eutanásia moral?
Tese: SIM, a eutanásia é moral, pois é uma forma de evitar o sofrimento dos outros, tornando assim uma morte menos dolorosa.
Argumentação: O termo ‘’eutanásia’’ significa ‘’morte boa’’ ou ‘’morte feliz’’. O significado literal do tema capta um aspeto importante da eutanásia, que é: a morte que dela resulta é um benefício para o paciente. Podemos então dizer que a eutanásia consiste em produzir ou acelerar intencionalmente a morte de alguém para seu benefício. Produzir, neste caso, implica matar; acelerar implica deixar morrer.
Pertinência do problema: É importante extrairmos uma conclusão acerca deste problema porque estamos a falar de tirar uma vida a alguém, seja voluntaria ou involuntariamente. E ao defendermos o que achamos correto podemos estar a fazer ‘’justiça’’, podemos estar a fazer algo para melhorar as ideias da nossa sociedade.
Possíveis objeções: Argumento do interesse próprio: Apesar da medicina atual ter um grande nível de excelência e ter tido sucesso noutros casos e experiencias, este não possui um conhecimento perfeito, ou seja, é possível um diagnóstico ou um prognóstico errado e isso implica acreditarmos que podemos estar a morrer de uma doença e na realidade, não estarmos. E com isso podemos pensar não haver hipóteses possíveis de recuperação, quando na realidade podemos ter e muitas. É nestas circunstâncias que, se a eutanásia fosse permitida, morreríamos desnecessariamente. A eutanásia impede que um procedimento experimental ainda não testado permita a recuperação, e era nisso que deveríamos pensar. A eutanásia apenas garantiria as suas expectativas não deixando lugar para recuperações milagrosas que acontecem frequentemente.
Argumento dos efeitos práticos: A maioria dos médicos e das enfermeiras estão empenhadas em salvar vidas, e para eles uma vida perdida é um insulto às suas capacidades, e a eutanásia pode alterar isso e exercer uma