Envie um presente
Em 481 a.C. o exército Persa foi o primeiro a utilizar uma grande frota de navios de transporte em uma expedição contra os gregos, com planejamento logístico. Esse fato inspirou conquistadores como Júlio César, Napoleão, Alexandre O Grande e outros.
Alexandre O Grande já usava nas suas guerras o planejamento logístico: nele incluía o uso de engenheiros, contramestres, equipe de estudos estratégicos, cavalaria e infantaria. Essas equipes tinham a função de analisar como destruir a resistência das cidades a serem atacadas; comprar mantimentos armazená-los e conservá-los em pontos estratégicos do trajeto das tropas; planejar tempo de deslocamento e distâncias a serem alcançadas diariamente e desenvolver novas armas de combate. Tudo isso permitiu que seu exército fosse o mais móvel e rápido da época.(SAMPAIO,2008)
Há alguns anos atrás, o termo logística era associado ao transporte de mercadorias ou distribuição física. Mas o conceito desse termo evoluiu, e uma nova concepção muito mais abrangente entra em vigor, onde passa a existir a integração das diversas áreas envolvidas na produção, dimensionamento e layout de armazéns, alocação de produtos em depósito, transportes, distribuição, seleção de fornecedores e clientes externos, nascendo um novo conceito que é conhecido como supply chain ou logística