Pratica de instrumentação identificação das malhas
PRÁTICA DE INSTRUMENTAÇÃO: IDENTIFICAÇÃO DAS MALHAS
LAURO DE FREITAS (Ba)
2012
SENAI - CETIND
PRÁTICA DE INSTRUMENTAÇÃO: IDENTIFICAÇÃO DAS MALHAS
Trabalho apresentado para a matéria de Instrumentação, realizado pelos alunos:
LAURO DE FREITAS (Ba)
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
1.1 ELEMENTOS DE MEDIÇÃO 5
1.2 TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO 6
1.3 ELEMENTO FINAL DE CONTROLE 7
2. DESENVOLVIMENTO 8
2.1 Malhas Fechadas 8
2.2 Malhas Abertas 10
3. CONCLUSÕES 11
ANEXOS 12
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
A instrumentação é um dos ramos da engenharia mais essenciais dentro das plantas industriais, pois é ela quem faz a medição e o controle de todas as variáveis nos processos de produção.
A instrumentação nas indústrias desempenha um papel expressivo na coleta de dados a cerca do funcionamento dos equipamentos, bem como na transmissão de dados recolhidos sobre a estabilidade da produção. Ela auxilia a formar parâmetros que indicam onde e quando deve haver ajustes. Os valores medidos para a formação de um parâmetro e comparação incluem: grau de viscosidade, densidade, radiação, temperatura, frequência, fluxo, medição de nível, tensão, capacitância, resistividade, composição química, indutância e propriedades químicas.
Medir a vazão de vapor dentro de uma caldeira ou a temperatura dos gases que saem do alto forno é de responsabilidade do engenheiro de controle e instrumentação, que utiliza dispositivos como o termômetro e manômetro para mensurar, por exemplo, a temperatura em uma tubulação ou a pressão de descarga de um compressor.
Um dos dispositivos mais utilizados na instrumentação e controle de processos é a válvula de controle. Seu funcionamento é bem parecido com a de uma torneira, só que de forma industrial. Nas plantas