Instrumentação
CAMPUS SOROCABA
Instrumentação
Separador de Óleo, Areia e Água
SOROCABA, 27 de Março de 2012
Instrumentação
Separador de Óleo, Areia e Água
Trabalho apresentado como exigência parcial para aprovação na disciplina de Instrumentação,
SOROCABA 2011
Sumário
1 . Objetivo 4 2 . Introdução Teoria de Controle 4 3. Descrição do Processo 6 3.1 Capacidade e Características 6 3.2 Lógica de Controle 8 3.3 Diagrama de Controle 9 3.4 Desenho da Malha 10 4. Conclusão 11 5. Legenda 12 5. Referenciais e Normas: 13 6. Anexos 14 7. Bibliografia 28
* 1 . Objetivo
O objetivo deste trabalho é apresenta de forma didática o processo de produção em uma malha complexa com uso dos métodos de controle por malha aberta e malha fechada. O processo que utilizamos na descrição é o separador de óleo, areia e água, muito utilizado em plataformas de petróleo para recebimento do petróleo proveniente dos poços.
* 2 . Introdução Teoria de Controle
Em um sistema de controle de produção, o grau de dificuldade de controle é um dos fatores mais importante, pois este é o elemento que delineará todo o projeto. O grau de dificuldade leva em consideração inúmeros fatores, como distância entre os elementos de controle finais, instrumentos de medição, tipo de malha de controle, tipos de instrumentos utilizados (analógicos ou digitais).
Como nosso trabalho esta focado no uso das malhas de controle especificamente e não nos instrumentos, vamos utilizar em nosso trabalho uma malha mista, ou seja, apresenta em sua configuração uma parte de controle em malha fechada e uma parte de controle em malha aberta.
Por mais complexo que seja o processo, seu controle automático é realizado pela malha de controle. O sistema de controle com muitas variáveis independentes pode ser dividido sucessivamente até se chegar ao módulo unitário mais simples, que é a malha de controle de uma única variável. A malha é uma série de