O GOVERNO
Excurso –governos autoritários, conforme Norberto Bobbio
Despotismo: governo sem limites de duração administrado por autoridade política que não conhecer limites ao seu poder e é aceito pelos súditos por fundamentos religiosos ou tradicionais (antiguidade oriental)
Tirania – sem limites de duração de tempo, o tirano, ao contrário do déspota não tem aceitação popular, governando contra os interesses do povo.
Ditadura – com limite de duração de tempo, criação romana no séc. V a. C. função original delegar poder a uma pessoa em situações excepcionais (guerras, rebeliões), com poder limitado e subordinado ao sistema de leis do Estado. ditadura a partir do séc. XVIII ditadura soberana comparada a Tirania.
Extensão de poder governo que se submete a uma lei maior, chamada constituição que tem a função de estruturar o Estado, promover a separação das funções de governo e criar um núcleo de direitos e garantias fundamentais. governo Absolutista – governo submetido a um só órgão ou autoridade política, sem limites ou legitimidade. (governos com ideologias religiosas)
Poliarquia (governo de pluralismo político)
Competição
Política
Inclusão política
Quanto maior a competição política e