Adolescência
Nesta fase, quem quer que esteja perto do adolescente fica muitas vezes perdido. Principalmente os pais. Mas também não é fácil para o adolescente enfrentar suas próprias mudanças, deixar de ser criança.
Segue abaixo, as características de comportamento que explicam a síndrome da adolescência normal:
Busca de si mesmo e da identidade adulta.
Mudanças ocorrem e fazem o adolescente buscar cada vez mais a desejada identidade adulta, o “quem sou eu”, que ele só vai descobrir no final do processo.
Tendência grupal
O adolescente procura se inserir em grupos de amigos que se identifique mais. Pertence mais ao grupo que a família, a opinião e costumes do grupo passam a ser prioritários para o adolescente.
Necessidade de intelectualizar e fantasiar
Quando grandes planos são elaborados e a imaginação predomina. É um modo de defesa e de pensamento típico da idade.
Crises religiosas
Pode ocorrer o misticismo, ateísmo, fanatismo religioso. O adolescente é capaz de experimentar vários comportamentos religiosos.
A deslocação temporal
Quando o adolescente começa a querer as coisas pra ontem, com pressa, vive sem tempo a perder. Adiar é algo impensável.
Evolução sexual
Começa da descoberta do corpo e do prazer sexual até a busca de parcerias, jogos de conquista, amor romântico, paixões intensas e que duram pouco.
Atitude social reivindicatória
Entendo que nessa característica, os absurdos socias, as divisões de classe injustas, etc, são alvo de revolta e de atitudes que infelizmente são proibidos por adultos conformados e coniventes com o padrão social vigente. O adolescente começa a ter um senso questionador.
Contradições sucessivas da conduta
Por todas as mudanças que está passando o adolescente não tem como manter uma postura rígida e contínua. Logo, as mudanças constantes são tanto esperadas como