diferentes culturas diferentes formas de comunicar
2014/2015
Diferentes culturas diferentes formas de comunicar:
Alto e Baixo Contexto
Técnicas de Comunicação
GHRB A4
António Pinto, Armando Ferreira, Eduardo Vaz,
Fernando Geração, Luís Cambra
Índice
Preâmbulo 3
Culturas High Context e Low Context 4
Conclusão 7
Preâmbulo
O acto de comunicar é tão antigo quanto a espécie humana. Os humanos, desde os tempos pré-históricos, organizam-se em sociedade, principalmente para garantir a sobrevivência da espécie. Para que a convivência em sociedade possa ser frutuosa, a bem de todos, é necessário que exista um meio de comunicação entre os vários membros que constituem o grupo.
A primeira interacção do ser humano com o mundo que o rodeia acontece no acto do nascimento, com um simples mas mágico abrir de olhos. Assim, os sinais que transmitimos com o nosso corpo são a primeira ferramenta que aprendemos a utilizar para comunicar: a linguagem corporal.
Posteriormente, quando a criança se começa a desenvolver, aprende a decifrar símbolos, através de desenhos, cores e sinais. A linguagem simbólica possibilita o desenvolvimento da linguagem verbal e posteriormente da linguagem escrita. A escrita foi umas das primeiras formas de comunicação entre diferentes grupos humanos. As pinturas rupestres, que podemos ver ao vivo em Vila Nova de Foz Côa, são disso prova.
Ora a comunicação entre humanos sofre influências dos mais diversos quadrantes: fisiológicos, geográficos, climatológicos e, principalmente, culturais. A cultura de cada sociedade leva a que comunicação que se desenvolve no seu seio tenha características únicas. Apesar de estas características não serem fixas - antes mutáveis - é possível observar certos padrões que nos permitem compreender melhor cada pessoa, país ou cultura, que não aqueles com os quais estamos habituados a conviver.
Culturas High Context e Low Context
Baseando-se nos diferentes