Livro o que é comunicação resenha
Autor: Juan E. Diaz Bordenave
PRÓLOGO
O livro aborda as formas de comunicação usadas pelo homem. Mostra o modo como a sociedade usa a comunicação social e faz o leitor se questionar se esse modo supre as necessidades da população.
Mostra que em todos os lugares e a qualquer momento a comunicação está presente e que se soubermos usar a comunicação de uma maneira apropriada, trabalharemos para uma sociedade mais solidária, humana.
O MEIO AMBIENTE SOCIAL DA COMUNICAÇÃO
Um jogo decisivo num gigantesco estádio onde o povo, as autoridades a imprensa e milhões de expectadores e ouvintes emocionam-se da grande festa popular. Já na Câmara dos Deputados após um recesso de longo período vota-se a Reforma Agrária, grupos antagônicos de latifundiários, estudantes, agricultores, bóias-frias e intelectuais lotam as galerias, enquanto isso a feira livre do bairro esta a todo vapor.
Os feirantes: brasileiros, portugueses, italianos e japoneses chamam atenção dos fregueses para os preços escritos com giz nas tabuletas para poder mudá-los quando convier. Hora da novela no lar de uma família qualquer.
Esses são exemplos de cenas que constituem o meio ambiente social da comunicação. Comunicação e sociedade não vivem separadas.
Foi através da comunicação que aprendemos a viver em sociedade, ações, pensamentos e valores. Tudo isso foi formado através da comunicação. A comunicação é uma necessidade tão básica que às vezes perdemos consciência que nos comunicamos.
Os grandes meios sociais da comunicação são muito importantes, eles difundem notícias, diversão, publicidade e educação, muitas vezes correspondem aos sonhos e desejos da maioria de seus espectadores, mas eles não são mais importantes que a comunicação interpessoal.
Essa forma de comunicação estava perdendo-se devido à comunicação através de meios eletrônicos. O homem reaprendeu a comunicar-se pessoa a pessoa.
DO GRUNHIDO AO SATÉLITE
Não se sabe ao certo