Capa
A contabilidade gerencial, é uma forma das empresas adaptar-se as mudanças que acontecem atualmente, e através da mesma, conseguir tomar decisões importantes pra a organização.
Iudicibus (1998) afirma que a Contabilidade Gerencial:
“... pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira e de balanços etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório”.
Segundo Horngren et al.. (2004,p.8) independente da organização, os gestores são beneficiados quando a contabilidade gerencial fornece informações, que ajuda no planejamento e controle da empresa. Através dessas informações os gerentes e empresários irão saber administrar de forma correta a sua empresa e com isso tomar a decisão certa, se for o caso.
Conceitualmente, Contabilidade Gerencial segundo a visão de Atkinson et al. (2000, p.36):
“...é o processo de produzir informação operacional e financeira para funcionários e administradores, tal processo deve ser direcionado pelas necessidades informacionais dos indivíduos internos da empresa e deve orientar suas decisões operacionais e de investimentos”.
A contabilidade gerencial a cada dia que passa torna-se extremamente importante no processo de tomada de decisão nas micro e pequenas empresas, atualmente as empresas estão necessitando de mais informações, para tomar as decisões corretas, pois a competitividade está aumentando e com isso é necessário que as empresas se diferencie uma das outras.
Segundo Hornegren, Datar e Foster (2004, p.10), atualmente através da competitividade, cria-se uma demanda por níveis mais elevados de desempenho para satisfazer o cliente. A cada dia que passa a