Moral, ética, deontologia - engenharia de software
No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados, porém ambos ficam entre uma linha tênue. Ética, por definição, está relacionada a um conjunto de valores pessoais, ao caráter, e ao modo de ser de uma pessoa. Enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade. No sentido pratico, a finalidade da ética e da moral é bastante semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que irão guiar a conduta do homem, determinando seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e se comportar em sociedade. Condutas que serão passadas para a próxima e próxima geração.
Atualmente, com o aumento da complexidade dos negócios, complexidade esta que exige um novo modo de pensar, e principalmente de agir do empresariado, as pessoas tem se deparado com a equação Lucro x Postura Social. Com tantas tentações que passam a aparecer na vida, muitas pessoas se esquecem que o sucesso e uma correta postura social caminham juntos, a medida em que priorizamos essa atuação correta, as chances de sermos bem-sucedidos aumentam.
Um outro interessante conceito a ser abordado, é o conceito de “deontologia”. Deontologia pode ter vários significados plausíveis, citarei o que mais interessa, que é o conceito de deontologia como o conjunto de principios, regras de conduta e deveres especificamente dentro de uma determinada profissão.
Identifica-se no momento atual uma grande crise dos valores pessoais, fazendo com que os cidadãos peçam por justiça, pelo respeito, pelo comprometimento. Tambem os profissionais compartilham deste pensamento, claro, sem generalizações. Porém notamos que em cada profissão, alguém, ou a sociedade em si, em algum momento, criou valores que regulamentam as suas