Free software etica e deontologia
Fábio de Jesus Sousa
Instituto Superior de Engenharia de
Coimbra – Departamento de
Engenharia de Informática e Sistemas
Rua Pedro Nunes, 3030-199 Coimbra
PORTUGAL
a2180585@alunos.isec.pt
RESUMO
Software Livre é um programa computacional que surgiu a partir do projecto GNU, iniciado por Richard Stallman devido a uma necessidade de responder a falhas que ocorriam em softwares.
De maneira a tornar o projecto GNU oficial foi criada a Free
Software Foundation (FSF), garantindo que a liberdade dos utilizadores fosse preservada.
Este programa tem um código-fonte que pode ser copiado e usado por outros utilizadores, facilitando a correcção de eventuais erros futuros. Assim sendo, o Software Livre é uma mais valia para a segurança, tanto para os utilizadores como para os próprios
Sistemas Operativos.
Contudo, veremos mais detalhadamente de que maneira o
Software Livre favorece os utilizadores, juntamente com as definições dos conceitos, vantagens, desvantagens e segurança, pois devemos estar preparados para utilizá-lo e saber disfrutar do que este pode proporcionar.
PALAVRAS-CHAVE
Software Livre, Software Proprietário, Projecto GNU, Códigofonte, Free Software Fundation, GNU Public License, Copyleft,
Linux.
1. INTRODUÇÃO
Será apresentado o projecto GNU, relacionado com a criação de um Sistema Operativo completamente livre, e todas as questões envolventes a este, bem como o aparecimento da Copyleft para protecção dos direitos de autor.
O Software Livre é utilizado tanto por utilizadores comuns como por utilizadores profissionais. A vasta utilização por parte de diferentes utilizadores deve-se ao factor segurança, assunto que também será referido no presente trabalho.
Procura-se, ainda, apresentar uma opinião geral de como a sociedade actual especula sobre este Software, bem como enunciar quais são as vantagens e desvantagens da sua utilização.
Será apresentada uma