dieta restrita ao glúten
As vitaminas são substâncias orgânicas que o organismo não tem condições de produzir e, por isso, precisam fazer parte da dieta alimentar, ou como no caso da vitamina D, através de raios UV-B. Ou seja são substâncias essenciais. Suas principais fontes são as frutas, verduras, legumes e óleos, mas elas também são encontradas na carne, no leite, nos ovos e cereais.
As vitaminas desempenham diversas funções no desenvolvimento e no metabolismo orgânico. No entanto, não são usadas nem como energia, nem como material de reposição celular. Funcionam como aditivos – são indispensáveis ao mecanismo de produção de energia e outros, mas em quantidades pequenas. A falta delas, porém, pode causar várias doenças.
Vitamina D
A vitamina D apresenta característica lipossolúvel, porém nos últimos anos um grande numero de pesquisadores tem sugerido que essa vitamina não deve ser considerada uma vitamina, e sim um pró-hormônio.
Esteve associada ao crescimento dos ossos fortes e do esqueleto, isso ocorreu devido a associação no século XX, a doença do raquitismo que poderia ser evitada pela exposição aos raios ultra-violetas ou por meio da dieta com a ingestão da vitamina.
A sua absorção ocorre através da vitamina D3 adquirida através da alimentação, e é absorvida de uma micela em associação com a gordura e com ajuda dos sais biliares, por meio de difusão passiva nas células intestinais. Cerca de 50% da vitamina D3 é absorvida da alimentação. Embora a taxa de absorção seja mais rápida no duodeno, a maior parte ocorre no intestino delgado distal.
Dentro da célula intestinal a vitamina D é incorporada aos quilomícrons (entam no sistema linfático e subseqüente entrada no sangue), sendo que cerda de 40% dessa vitamina é transportada pelos quilomícrons, os outros 60% se