Dieta dah
DIETOTERAPIA II
TRABALHO DE DIETA DASH
Aluna: Renata do lago vieira
Prof: Karine Nascimento
Manaus, Amazonas
Setembro, 2014
Introdução
As doenças crônicas são transmissíveis são responsáveis por 80% das mortes em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Dentre estas as cerebrovasculares são a segunda causa de mortalidade no mundo, sendo o acidente vascular cerebral (AVC) a doença cerebrovascular apontada como a mais importante causa mundial de incapacidade. O AVC é um fenômeno vascular aguda que provoca súbita perda da função cerebral, resultante da interferência no suprimento sanguíneo. Podendo ser do tipo isquêmico ou hemorrágico. Estima-se que cerca de 18 milhões de pessoas terão um AVC em 2015 e aproximadamente um terço destes resultarão em óbitos.
No Brasil, AVC e a principal causa de morte por doenças cardiovasculares, com 70.232 óbitos registrados em 2008. Em 2009, o Sistema Único de Saúde contabilizou 169.453 interações por AVC e foram investidos 189,6 milhões de reais no tratamento desse agravo.
Entre fatores riscos para AVC encontra-se a hipertensão arterialsistêmica ( HAS), uma doença de instalação insidiosa e assintomática que acomete um quarto da população mundial. Mediadas que possam prevenir ou tratar adequadamente a HAS são estratégias para a prevenção de um primeiro evento de AVC ou sua recorrência.
Dentro deste contexto, a dieta DASH ( Dietary Approaches toHypertension) tem se mostrado uma alternativa de prevenção e tratamento da HAS. Estudos baseados em evidência clínica tem mostrado o papel da dieta DASH na redução dos níveis pressóricos de pacientes hipertensos e, por isso, é hoje recomendada pelaVI Diretriz Brasileira de Hipertensão, como parte do tratamento não medicamentosos da HAS.
A sigla DASH ( do inglês ‘’ Dietary Approach to StopHypertension’’) significa abordagens para parar a hipertensão. A denominação dieta DASH surgiu a partir de