Vitaminas
Vitaminas são compostos que têm ação reguladora sobre o aproveitamento dos alimentos. São fatores acessórios sem os quais os alimentos não se integram ao organismo. As vitaminas são indispensáveis á vida e sua deficiência produz distúrbios sérios na nutrição, ocasionando carências denominadas hipovitaminoses ou avitaminoses Geralmente as vitaminas são vistas como um grupo de componentes necessários em quantidades diminutas no organismo e necessárias para o metabolismo celular normal, crescimento e manutenção de tecido. Usualmente as vitaminas estão divididas de acordo com duas classificações amplas, hidrossolúveis e lipossolúveis.
2- DESENVOLVIMENTO
2.1- CLASSIFICAÇÃO
Tabela I- Diferenças entre vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis.
Nunes, 1998
2.2- VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS
As vitaminas hidrossolúveis são vitaminas solúveis em água. São absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório até os tecidos em que serão utilizadas. O organismo somente usa o necessário, eliminando o excesso. Elas não se acumulam no corpo, ou seja, não permanece no nosso organismo por muito tempo, sendo assim, excretada pelo organismo através da urina.
Grupo das principais vitaminas hidrossolúveis
Vitamina B1 (Tiamina) – Mantém sistema nervoso e circulatório saudáveis; auxilia na formação do sangue e no metabolismo de carboidratos; previne o envelhecimento, melhora a função cerebral; combate a depressão e a fadiga; converte o açúcar no sangue em energia. Principais fontes: vegetais de folhas (alface romana, espinafre), beringela, cogumelos, grãos de cereais integrais, feijão, nozes, atum, carne bovina e de aves.
Estrutura molecular:
Vitamina B2 (Riboflavina) – Ligada a formação de células vermelhas do sangue e anticorpos; envolvida na respiração e processos celulares; previne catarata; ajuda na reparação e manutenção da pele e