conceito organização
R: Podemos definir qualquer organização como um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente mas de forma coordenada e controlada, actuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objectivo pré-determinado através da afectação eficaz de diversos meios e recursos disponíveis, liderados ou não por alguém com as funções de planear, organizar, liderar e controlar.
ORGANIZAÇÕES FORMAIS?
R: A Organização Formal corresponde à componente da organização que estabelece a forma como é efectuada a sua própria gestão e a coordenação e controlo de pessoas e actividades. Para isso, são criadas na organização as estruturas organizacionais e definidas as regras, políticas e procedimentos que regulam a forma como, quando e por quem são desempenhadas as diversas tarefas necessárias ao seu funcionamento.
ORGANIZAÇÕES LUCRATIVAS E NÃO LUCRATIVAS?
R: Organizações lucrativas: são organizações que foram moldadas explicitamente para atingir objetivos do lucro com forma de se auto-sustentarem através do seu excedente de resultado financeiros e de proporcionarem retorno de investimento ou de capital dos proprietários ou constituem exemplos típicos de organizações lucrativas. Organização não-lucrativas: são as organizações que não incluem obrigatoriamente o lucro como objetivo. São organizações voltadas para o bem social, para a comunidade para interesses profissionais, para filantropia, esportes, culturas, entre outros. As empresas publicas, repartições publicas, clubes esportivos, associações filantrópicas, organizações não-governamentais (ONGs) são exemplos de organizações voltadas para o social.
MODELO DE STAKEHOLDER
NOÇÕES DE ESTRATEGIAS
R: A noção de estratégias surgiu da atividade militar desde os tempos atuais. O antigo conceito militar define estratégia como sendo a aplicação de forças em larga escala contra algum inimigo. Em termos empresariais, Lodi define a estratégia