Conceito de organização
Por organização entende-se que é o agrupamento de pessoas, que se reuniram de forma estruturada e deliberada e em associação, traçando metas para alcançarem objetivos planejados e comuns a todos os seus membros (LACOMBRE, 2003). Segundo Moraes (2004, p.91): Organização são instituições sociais e a ação desenvolvida por membros é dirigida por objetivos. São projetadas como sistemas de atividades e autoridades, deliberadamente estruturados e coordenados, elas atuam de maneira interativa com o meio ambiente que as cerca”.
Uma organização existe para que pessoas possam se comunicar e para pessoas que estão dispostas para alcançar o objetivo da organização. Segundo Maximiano (1992,s.p):
Uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola, são todos exemplos de organização.
2.1 As características da organização
De acordo com os seus objetivos, as organizações são criadas para obtenção de produtos e serviços, com a finalidade de lucro ou não. Possuem algumas características que são básicas e comuns a quase todas foram as existentes. As organizações possuem objetivos desde seu inicio, pois foram criadas para atender a necessidades específicas, (MAXIMIANO, 2007). De acordo com (MORAES, 2004), os elementos humanos e materiais, que fazem parte das organizações, possuem forte ligação e interdependência do meio ambiente, no qual estão inseridas, e a este fazendo trocas constantes. As organizações são diferentes entre si, não existem duas iguais, assim como as pessoas. Podem durar meses, décadas ou séculos, sobrevivendo aos seus fundadores, ou