didática
Belo Horizonte/MG
2013
Sumário
INTRODUÇÃO
A didática é entendida como a ferramenta em que se acontece o processo ensino-aprendizagem, onde o professor consegue organizar de forma sistemática todo seu trabalho, buscando oferecer meios que induzam ao aluno a perceber suas necessidades e criar seus mecanismos, a fim de adquirir novos conhecimentos sem excluir os anteriores. A didática passou por um processo de adaptação até que estudiosos convenceram que a mesma é uma ferramenta essencial em sala de aula, devido a evolução no que diz respeito a percepção de conhecimentos, assim certifica-se de que ela não pode faltar em hipótese alguma na prática educacional, bem como na utilização dos meios pedagógicos, em pesquisas e por fim na avaliação. Assim afirma-se que o principal objetivo deste trabalho é a aquisição de conhecimentos voltados para o ramo educacional.
1. DEFINIÇÃO DO PUBLICO ALVO
Neste tema estamos abordando o projeto de brincadeiras na faixa etária de 03 anos maternal, onde se inicia todo o desenvolvimento da criança mesmo que ela ainda não compreenda o sentido da palavra ela aprende o sentido da língua, estimulando a aprendizagem.
1.1 JUSTIFICATIVA
Segundo Froebel (1896), “Brincar é a mais alta fase do desenvolvimento humano neste período. É a representação auto ativa do interno – representação do interno da interna necessidade e impulso”, do qual aproxima-se muito de Vygotsky (1988): “Brincar é a atividade mais pura mais espiritual do homem neste estágio, e ao mesmo tempo típico da vida humana como um todo – a vida natural interna escondida no homem e em todas as coisas. Ele dá assim, alegria, liberdade, contentamento interno e descanso externo, paz com o mundo .Ele assegura as fontes de tudo que é bom. Uma criança que brinca por toda parte, com determinação auto ativa, perseverando até esquecer a fadiga física,