Didática
O QUE ACONTECE NUMA AULA?
QUAIS AS ATIVIDADES QUE SÃO DESENVOLVIDAS?
COMO O PROFESSOR ENSINA?
COMO OS ALUNOS APRENDEM?
COMO É VISTO O CONTEÚDO PELO PROFESSOR? E PELO ALUNO?
QUAL A SUA CONCEPÇÃO DE AULA?
A DIDÁTICA E OS SENTIDOS DE ENSINAR
LIVRO: CORDEIRO, Jaime. Didática. São Paulo: Contexto, 2007.
DIDÁTICA PEDAGOGIA
Do grego didasko – ensinar ou instruir
Segundo Comenius, é “a arte de transmitir conhecimentos, técnica de ensinar.” Do grego agogé – ação de transportar, transporte, ação de conduzir, direção
“Direção ou educação de crianças.”
“transmissão , orientação, condução, guia, direção, transporte”
Comenius publicou a obra Didática Magna: tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. Os objetivos de sua proposta são traduzidos na seguinte citação:
A proa e a popa da nossa Didática será investigar e descobrir o método segundo o qual os professores ensinem menos e os estudantes aprendam mais; nas escolas, haja menos barulho, menos enfado, menos trabalho inútil, e, ao contrário, haja mais recolhimento, mais atrativo e mais sólido progresso; na Cristandade, haja menos trevas, menos confusão, menos dissídios, e mais luz, mais ordem, mais paz e mais tranquilidade.
Quando Comenius fala da arte de ensinar, o professor é visto como alguém que conhece e domina uma profissão.
O ensino só se realiza quando ensina alguma coisa, algum conteúdo.
“Ensinar é necessariamente ensinar algo a alguém” (Paul Hirst)
A atividade do ensino é caracterizada por seu objetivo ou propósito. Tudo é planejado para produzir uma aprendizagem – MÉTODO
Há certamente maneiras diversas de ensinar, poderíamos dizer mesmo, diferentes estilos de ensino. O sucesso deste ou daquele estilo depende, muitas vezes, não apenas do saber técnico e pedagógico acumulado pelo professor mas também de determinadas características de personalidade de cuja variedade resultam os diferentes tipos humanos.
Ao juntar alunos