Didática e tecnologia
Introdução
O presente trabalho tem por finalidade analisar ou apreciar o ensino nas escolas baseado em uma metodologia que por sinal condiz com a realidade tecnológica que vivemos nos dias de hoje. Para isso, basearemo-nos em pressupostos teóricos de Libâneo (ANO), em um artigo de Maria Rejane Alves sobre Mídia na Educação, entre outros.
Atualmente, vivemos em um mundo ao qual podemos fazer referência a um infinito de tecnologias influenciáveis, ou seja, a sociedade que passa por mudanças junto à ela o povo, temos por obrigação mostrar que as novas atribuições dada ao ensino em sala de aula sejam enfatizadas também por meio de uma “metodologia digital” a qual pode e deve ser utilizada como recurso de aprendizagem dos alunos de forma ‘familiar’. Pois estes já conhecendo e sabendo usar de tais ferramentas facilitam, em parte, a trajetória do conhecimento.
No século XXI, visivelmente percebemos que as novas tecnologias exercem influência sobre o modo de pensar, agir, falar, redigir de cada pessoa. Desse modo, temos vantagens e desvantagens com relação ao incentivo e uso dos meios digitais para com o ensino em sala de aula, visto que, por acompanhar-se um ritmo ao qual o professor muitas vezes se vale dele como método didático, temos sim êxito ao pensar em adequar a estrutura de ensino a realidade e conhecimento de mundo de cada aluno tornando as aulas produtivas e entrosadas, isso, sabendo o mestre lhe dar com os novos recursos introduzidos às suas aulas. Utilizar as ferramentas tecnológicas com fins educativos e produtivos.
Por outro lado, o uso desenfreado da internet com seus programas, jogos, redes sócias, enfim, contribuem de certa forma com a familiaridade das pessoas frente a um computador, tabllet, por exemplo, porém pode confundir e focar o alunado somente ao que é de costume. No caso da escrita, aparecerão erros ortográficos muitas vezes adquiridos com