Gerenciamento de cores
1.1 Provas de Impressão
De acordo com a apostila ABC da prova de impressão da EFI, o propósito da prova é “proporcionar uma previsão confiável de como o projeto será na forma final.”
Como o site da Colorpixel indica, a prova tem o objetivo de validar se o arquivo digital foi produzido adequadamente e também atua como referência de cores para a impressão final. Atualmente, com a consolidação da tecnologia de gerenciamento de cores e das impressoras inkjet, as provas de cor são totalmente digitais, com excelente precisão e custo de impressão muito baixo.
As provas de impressão se dividem em:
Provas de layout: usadas como referência de diagramação, conteúdo do arquivo e verificar erros tipográficos e de redação. Normalmente são impressas em impressoras inkjet, que podem ser inclusive impressos em cores, preto e branco.
Provas de imposição: verificam o posicionamento de páginas do documento na folha de impressão. São úteis quando várias páginas são impressas em uma única folha. como as provas de layout, também são impressas sem a preocupação de fidelidade de cores.
Provas de cor / contratual: prova que melhor simule a impressão, cuja fidelidade de cor, em relação ao resultado final esperado, para caracterizar a prova de cor como prova contratual é necessário repetibilidade, reprodutibilidade e durabilidade.
As provas de cor possuem basicamente dois objetivos:
Validar as cores do arquivo a ser submetido à impressão, procurando falhas nas cores de todos os elementos gráficos (textos e ilustrações) presentes no documento digital;
Servir de referência para a impressão final.
Muitas vezes a prova de cor é mais do que uma referência para a impressão final, é um componente do contrato de impressão entre o cliente e a gráfica. Nesse caso, dizemos que uma prova de cor é contratual quando a sua fidelidade de cor, em relação ao resultado esperado da impressão final, é considerada adequada comercialmente, tanto pelo cliente quanto pelo