Didática para o ensino da história
Este trabalho foi elaborado pela Acadêmica que esta cursando o 4º ano de Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso, NEAD (Nucleo de Educação à Distância) e fundamentou-se nos referenciais teoricos da área de Ciências Naturais, bem como a compreenção/leituras complementares dessa disciplina, nos permitiu ampliar nossas concepções sobre a problematica do uso racional da Energia Elétrica e como vem sendo a concepção do uso e a economia da mesma peloos alunos da Escola Pública Municipal.
Como vemos o uso indevido da Energia Elétrica constitui hoje, uma ameaça cescente ao desenvolvimento das nações e a proteção ao meio ambiente, bem como o desnvolvimento e o progresso de milhoes de pessoas.
E devido a isso, surgiu nos a inquietude e a vontade de refletir e analisar a maneira como esse problema vem sendo abordado pelos alunos das séries oniciais e identificar como vem sendo o comportamento dos mesmos frente a essa questão, constituindo assim o nosso objetiovo da pesquisa.
Utilizamos como metodologia entrevista semi-abertas, dirigidas aos alunos da 3ª Fase do 2º Ciclo procurando saber de que forma os mesmos lidam com o uso racional da Energia Elétrica, sendo que a justificativa da escolha dos mesmos deve-se ao fato de possuirem uma maior compreensão em relação a tematica do uso racional da Energia Elétrica e por demonstrarem interesse e desenvoltura no assunto e por ultimo fizemos a obeservação no espaço fisico da escola para vermos se havia desperdiço de Energia Eletrica.
Pra ampliar nossa pesquisa teóric, embasamos nos livros de vários autores entre eles Samuel Murgel Branco (2002), Nardi (1998), Moraes (1992), Sergio Brasil Nazário Scala (2002), Michéle Sato (2006), Escola Ciclada de Mato Grosso (2000), Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), e outros.
Sendo que tais obras são consideradas verdadeira reliquias para a educação e a valorização do meio ambiente, as quais nos encinam como como é importante preservar o mesmo, fasendo a relação