O que a história tem a dizer nos sobe a sociedade contemporânea?
Na história, é inevitável fazer comparações entre o passado e o presente. O passado significa experiência, seja positiva ou negativa.
Os historiadores são bancos de memória, onde é armazenado todos os fatos históricos ocorridos e nós da contemporaneidade, temos de confiar no armazenamento te fatos dos historiadores.
A história é utilizada mesmo quando não sabemos o por que; é o caso do aniversário de uma Universidade, comemoramos porque? Para fazer uma reunião entre as pessoas que trabalham lá ou por um sentimento de orgulho, levando em conta os muitos anos da Universidade?
A história poderia ser utilizada como um molde para as futuras sociedades, porque teria uma vasta experiência para repassar. Hoje em dia, alguns precedentes têm que ser reformulados, já outros, funcionam como autoridade para o presente.
O passado é definido como tempo satisfatório, muitas vezes para se voltar ao passado é necessário reconstruí-lo depois de muitas décadas ou retornar a um passado inventado por algum historiador, o que não deixa de ser uma contribuição importante para o mundo contemporâneo.
Atualmente, o passado experiente não é mais relevante, o presente nunca será como o passado e acaba que a novidade do presente será muito mais marcante que a similaridade que havia antes do presente com o passado, mas existe uma grande parte dos assuntos do mundo e do ser humano que o passado ainda, possui autoridade.
Para aprender as lições que a história tem para passar, é necessário alguém para transmitir as informações e alguém para ouvi-las.
Observando os erros do passado, dá para prever os erros possíveis do futuro, porque a essência dos seres humanos são as mesmas desde sempre.
Há um problema complexo quando a história contemporânea e totalmente distinta do passado, o que ocorrerá é uma inovação da história atual, sem ter muito vínculo com os antecedentes