Didática do Ensino Superior
CURSO DE PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA
POLO: SANTO ANDRÉ – TURMA 2
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
POR: ZULEICA DE CAMPOS
ORIENTADOR: ANOEL FERNANDES
SANTO ANDRÉ
2014
TENDO EM VISTA A DIDÁTICA E OS FATORES QUE DETERMINAM/INFLUENCIAM O ATO DE ENSINAR DISCORRA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE SOCIALIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA DOCENTE NO PROCESSO EDUCATIVO.
Além da didática que aprendemos na faculdade, um professor competente deve ser um pesquisador envolvido pela capacidade de dialogar, elaborar ciência e ter a consciência teórica, metodológica, e prática em sua atuação. Assim o professor passa a desenvolver no aluno o hábito da pesquisa objetivando criar novos mestres em vez de apenas discípulos.
O professor deve formar cidadãos, e a cidadania está relacionada a boas condições de trabalho, salário digno, saneamento básico, moradia, educação, cultura, lazer, esportes, um direito garantido pela constituição do país a todos os seres humanos que formam a nossa sociedade. Mas, na prática, os que têm tudo isto são a minoria, o que vemos são crianças sem escola, expostas a todo tipo de violência, desemprego, fome, etc.
A educação deve ter um compromisso com a luta por uma sociedade mais justa, com melhores condições de vida da população.
A educação não pode ser vista a parte de outros movimentos no campo político, econômico, social e cultural, pois, ela é mais um campo de atuação na mudança social.
De acordo com Freire (1996), o educador tem a convicção de que a mudança é possível. Desde que, esteja comprometido com a transformação social, com a promoção dos ideais de justiça e igualdade social, de respeito, de ética, de participação, enfim, de cidadania.
Ainda segundo Freire (1996) “saber ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção e construção".
A busca da qualidade na prática docente tem como palavras-chave: Educação, professor reflexivo, autonomia e