Didática avaliação e ensino
CURSO DE PEDAGOGIA – OFERTA ESPECIAL
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E SEUS DIVERSOS SENTIDOS
CURITIBA
2012
NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA – OFERTA ESPECIAL
CURITIBA
4700
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NUM NOVO PARADIGMA
Trabalho apresentado como instrumento de avaliação da disciplina de Didática: Avaliação e Ensino do curso de P
CURITIBA
2012
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E SEUS DIVERSOS SENTIDOS
A avaliação não é um fenômeno puramente escolar, ela está relacionada e faz parte do cotidiano das pessoas. Conforme Viana (2000, p.22):
[...] desde o início do processo civilizatório houve alguma forma de avaliação. Ousaríamos dizer que a avaliação surgiu com o próprio homem, se entendermos por avaliação a visão apresentada por Stake – o homem observa: o homem julga, isto é, avalia.
Na sociedade chinesa a prática de exames já era utilizada nos anos de 1200 a.C., porém com a finalidade de seleção para o ingresso ao serviço público. A partir dos séculos XV e XVII aparece a avaliação com função de exame com a atividade pedagógica realizada pelos padres Jesuítas e por Comenius que defende o exame como um espaço de aprendizagem, ou seja, é nessa época que o exame começa a instalar-se na escola, inicia-se a pedagogia do exame. Com caráter de exame, a avaliação nessa época visava apenas a memorização, o aluno deveria reproduzir exatamente aquilo que lhe era ensinado, estava voltada para a inclusão de alguns e exclusão de outros, para o julgamento comparação, o mais importante era a certificação e a promoção. Na charge disponibilizada, percebe-se o ensino com caráter autoritário, inibidor da ação ativa por parte do aluno, que impede a espontaneidade, a iniciativa, onde o ensino é centrado no professor que é a autoridade máxima, o detentor do saber, assim torna-se visível que o foco não está no desenvolvimento real do aluno, também é necessário que