didática ALAIN
Ana Patrícia Otaviano da Silva (CEDU/UFAL) patricia.otaviano@gmail.com Drielly Larissa dos Santos Silva (CEDU/ UFAL) drielly.larissa@hotmail.com Profa. Dra. Rosemeire Reis (CEDU-UFAL) rosemeirerreis@yahoo.com.br RESUMO:
Este trabalho tem por finalidade promover a reflexão das práticas pedagógicas cotidianas vividas pelos professores desde o surgimento das várias tendências, apresentando uma das disciplinas que contribui para lidar com a dinâmica em sala de aula, que é a didática, que promove ou não a dinâmica na sala de aula bem como o seu ‘sucesso’, vinculadas a relação professor e aluno, que podem amenizar ou gerar a (in) disciplina. Mostraremos que o entendimento de (in) disciplina depende da concepção de cada educador, pois a vida na sala de aula será mostrada como uma oficina, onde cada criança tem a oportunidade de ter a sua experiência onde o professor será facilitador, mediador, ou coordenador das atividades.
PALAVRAS-CHAVE: Didática. Relação Professor e aluno. Tendências. Sala de aula. (In) Disciplina.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo abordar o papel do educador, seus conteúdos, suas práticas pedagógicas bem como a concepção de educação para teóricos renomados como: Alain, Dewey e Paulo Freire.
Chamou-nos atenção os aspectos da sala de aula, de que não existe receita para transmitir conhecimentos, ou seja, para ensinar e de como ser professor. Iremos estudar e refletir sobre o nosso objeto de estudo: ‘O que acontece na sala de aula?’, como se dá o processo de ensino e de aprendizagem? Como se dá a relação professor e aluno, e sua influência na aprendizagem. Pretendemos responder as perguntas o que fazer? E como fazer em determinadas situações na sala de aula? Para melhor compreensão, deste trabalho esse está dividido em quatro partes, na primeira parte abordaremos a concepção de didática que auxilia o professor no ensinar, bem como, ao aluno no aprender,