Didática
2014
Referencia bibliográfica
Autor: Jaime Cordeiro
Titulo: Didática – O pensamento didático: alguns autores e suas ideias
Síntese
Comenius:
Jean Amos Komensky nasceu em 1592 na Moravia na Europa central atual república Checa, e morreu na Holanda 1670. No período em que viveu o mundo passava por grande mudança devido a reforma religiosa.
Estudou teologia na faculdade calvinista holandesa, tornou-se professor e pastor, teve que sair da Boemia devida perseguição religiosa, refugiou-se em Leszno, na Polônia. Devido a perseguição e projetos pessoais Comenius percorreu grande parte da Europa.
Suas obras contem um forte teor de uma reforma do conhecimento humano e dos métodos de ensino. No livro a Didática Magna ele aborda a “necessidade de ensinar tudo a todos’ mediante a adoção de um método único e universal que abreviaria o trabalho do professor e tornaria mais acessível os conhecimentos para os alunos” (p166). Seus princípios são frutos de um vinculo com pensamentos racionais do século XVII, assim sua obra contem princípios vinculados com a observação da natureza.
Herbart
Johann F. Herbart nasceu na Alemanha em 1776, filosofo e um dos grandes precursores da psicologia experimental. Em sua proposta pedagogia ele propõe a necessidade de controlar a criança para que ela se submeta as regras do mundo adulto, assim pode se iniciar a uma instrução baseado no estimulo e no interesse. Através do controle (chamado por ele de governo) e instrução o aluno adquiriu disciplina, formando seu juízo moral. Herbart se baseia principalmente na estruturação lógica, ele propõe cinco passos para o desenvolvimento de aulas, e ainda hoje é muito comum e usado. 1º Preparação: é o momento da recordação da aula anterior. 2º Apresentação: mostrar o conteúdo novo. 3º Comparação ou assimilação: procura maneiras de aplicar o conteúdo apresentado. 4º Generalização: é a criação de um padrão, onde ele pode ser aplicado em qualquer situação. 5º Aplicação: exercícios.