didatica
As grandes mudanças pelas quais passa a sociedade atual, demandando a revisão de paradigmas e conceitos, valores e culturas, tem holisticamente contribuido para uma educação progressista e transformadora que vislumbre, o enfrentamento de desafios à prática docente. O presente trabalho tem por objetivo compreender e analisar as práticas pedagógicas frente aos desafios em apreço, a partir de novos paradigmas no campo educacional, ressaltando o papel mediador do educador e a necessidade de seu aprendizado contínuo.
PRIMEIRA ETAPA
A presente atividade tem por finalidade apresentar um projeto de sustentabilidade ambiental, inserindo os alunos e seus familiares e toda a comunidade no desenvolvimento sustentável e ecológico. Permitindo o acesso as informações e o despertar do censo crítico e a consciencia ecológica.
Projeto : COLETA DE PRODUTOS CONTAMINANTES
Tema: “PONDO PILHAS”
Publico Alvo: Alunos da 4° série da Escola Municipal Iraí Ferreira de Souza.
Justificativas: O projeto visa desenvolver as ações práticas e ações de conscientização ecológica promovidas pela coleta seletiva e por causa dos impactos negativos causados ao meio ambiente pelo descarte inadequado de pilhas e baterias usadas.Com a propagação da tecnologia e o consumismo desses recursos tecnológicos, ocasionam uma produção excessiva de resíduos e descartes. As pilhas e baterias, quando descartadas inadequadamente, podem causar sérios danos ao meio ambiente, contaminando o solo, cursos d’água, lençóis freáticos, etc.
Devido aos seus componentes tóxicos (cádmio, chumbo e mercúrio) as pilhas podem afetar também a qualidade do produto obtido na compostagem do lixo orgânico. E sua queima em incineradores também não consiste em uma solução adequada, pois esses resíduos tóxicos permanecem nas cinzas e parte deles pode volatilizar, contaminando a atmosfera.
Esses componentes tóxicos afetam o sistema nervoso central, o fígado, os rins e os pulmões.
A execução prática